Poços artesianos são de grande uso em fazendas, condomínios e indústrias de diversos segmentos, a água captada de lençóis subterrâneos normalmente é de ótima qualidade, tendo assim facilidade para torná-la potável.
A potabilização é o tratamento da água que visa atender os parâmetros da Portaria de Consolidação nº 5, do Ministério da Saúde. O parâmetro é uma norma que indica a quantidade permitida de cada substância presente na água, além de padrões organolépticos (conjunto de parâmetros caracterizados por provocar estímulos sensoriais que afetam a aceitação para consumo humano, mas que não necessariamente implicam risco à saúde) e microbiológicos (estabelece limites de coliformes totais, fecais e outras bactérias presentes na água).
A água de poços artesianos é considerada limpa por ser retirada de lençóis subterrâneos, no entanto, não se caracteriza potável pois pode ser contaminada ou até mesmo possuir altas concentrações se sais minerais que podem ser prejudiciais à saúde. O tratamento normalmente se dá por meio da cloração. A água captada deve ser analisada em um laboratório acreditado pelo Inmetro e com ela deverão ser interpretadas as deficiências e excessos das substâncias, para que assim possa se determinar o melhor tratamento e o tipo de produto a ser utilizado. A Unniroyal Water & Process é uma empresa especializada no assunto, está no mercado a mais de 30 anos e conta com profissionais especializados e um laboratório acreditado Inmetro para dar todo o suporte aos seus clientes.