O uso do Sistema de Osmose Reversa para o fornecimento de água pura

São raros os tratamentos capazes de produzirem uma água livre de sólidos e impurezas. Entre as soluções, o Sistema de Osmose Reversa tem sido um dos mais indicados pelos especialistas, por sua eficiência, automaticidade e baixo custo operacional.

Esse sistema, conhecido pelo processo de dessalinização de água salgada, é composto por filtro de areia, filtro de carvão, abrandador com resina catiônica, filtro de cartuchos e membranas semipermeáveis, que retém sólidos, matérias orgânicas, bactérias e outras impurezas hídricas, oferecendo uma água pura, de alta qualidade.

Devido à eficiência desse tratamento, muitas empresas, como as dos segmentos químicos, tecnológicos e alimentícios, têm optado por esse sistema, afim de melhorar, ainda mais, a qualidade da água utilizada em seus produtos.

Um exemplo de processo rigoroso, que utiliza a água produzida pelo sistema de osmose reversa, é a hemodiálise. Destinado aos pacientes com insuficiência renal, esse tratamento exige uma água restritamente pura para o processo de diálise, no qual uma solução entra em contato direto com a corrente sanguínea do portador.

Funcionamento

Para um perfeito funcionamento do sistema de osmose reversa, é feito um pré-tratamento da água, por meio de filtros de areia e de carvão. Além disso, é utilizado um abrandador com resina catiônica e filtro de cartuchos de polipropileno, os quais devem reter a concentração de sólidos, matéria orgânica, cloro e dureza da água.

Após essa etapa, a água pré-tratada é introduzida no sistema por meio de uma bomba de alta pressão, que impulsiona o fluído contra as membranas semipermeáveis, permitindo somente a passagem de água permeada (água livre de impurezas), pelos filmes de poliamida polisulfona das membranas.

Durante este processo, por meio de uma técnica de pressão diferencial (osmótica), a água pura (aproximadamente 70%) é separada e recolhida ao centro das membranas, enquanto a água concentrada (30%) é descartada pelas extremidades.

O pré-tratamento da água é uma etapa fundamental, já que evita o acúmulo de matérias orgânicas e inorgânicas no sistema, reduzindo o tempo de parada para lavagem das membranas, evitando incrustação, aumentando a performance e longevidade do sistema.

Além das membranas, esse equipamento é equipado com diferentes instrumentos de controle e operação, tendo como principais a válvula de entrada nas membranas, a válvula de controle de água concentrada, medidor de condutividade de entrada e de saída, pressostato, manômetros, inversores de frequência, painel de controle e medidores de vazão para a água permeada e concentrada./

Para determinar a capacidade de cada osmose, utiliza-se a relação da vazão da água permeada com a vazão da água concentrada. Em percentual, este tratamento remove até 95% dos sólidos, mais de 99% de matéria orgânica e quase 100% das bactérias encontradas na água bruta.

Principais vantagens

Atualmente, a osmose reversa é um dos sistemas mais avançados do mundo para a purificação de água, devido ao seu baixo custo operacional, operação conveniente, econômica e confiável.

Uma das aplicações deste sistema é o reuso e a diminuição no volume de descarte de efluentes. Isso porque o rejeito, até então inutilizável devido à baixa qualidade, tem chances de ser reaproveitado em até 60%, ao passar pela osmose reversa.

Além disso, uma outra qualidade desse sistema é a automação. Por meio de um painel de controle com inversores de frequência, é permitido a programação das bombas de alimentação e de alta pressão, para controlar as vazões de água permeada e concentrada, dando segurança ao sistema e garantindo um padrão uniforme de qualidade

O laboratório Unniroyal

No mês de fevereiro, a Unniroyal instalou em nosso laboratório uma osmose reversa, destinada à purificação da água utilizada nos ensaios e processos analíticos.

Além desse sistema, também foram instalados três filtros (de carvão, de polipropileno e de resina catiônica e aniônica), auxiliares no processo de remoção de cloro, sólidos e demais impurezas hídricas.

Nossa equipe de analistas utiliza a água osmótica para diferentes meios. Entre eles estão: diluição de amostras; preparo de soluções e meios de cultura; lavagem de frascos, vidrarias e utensílios. Cada uma dessas atividades possui um padrão de qualidade, que atende às normas estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Com uma área de 200 m², o laboratório da Unniroyal realiza ensaios físicos, químicos, físico-químicos, biológicos, microbiológicos, orgânicos, toxicológicos, agrotoxicológicos, ecotoxicológicos, organolépticos e de radioatividade.

Soluções Unniroyal

A Unniroyal fornece ao mercado Sistemas de Osmose Reversa, tal como os filtros auxiliares e os regenerantes necessários, para garantir um tratamento vantajoso e eficaz.

Além do equipamento, disponibilizamos à sua empresa um treinamento sobre como operar o dispositivo, além de acompanharmos a qualidade da água tratada, por meio de ensaios, realizados em nosso laboratório próprio.

Especialistas no ramo, há quase vinte anos pensamos em soluções econômicas e sustentáveis, que garantem a qualidade ideal da água para cada processo, preservam a vida útil de equipamentos e reduzem o consumo hídrico e de energia em sua empresa.

Agende já uma avaliação conosco e receba a visita de um de nossos técnicos.