Análise SWAB Test ajuda a diagnosticar casos de Covid-19 no Brasil

Sem dúvidas o novo coronavírus é o assunto mais repercutido nos últimos tempos, em nível mundial. Com o surgimento do vírus Covid-19, vários países precisaram tomar medidas de segurança, que garantissem a contenção da doença e o bem-estar da população.

Embora o vírus tenha surgido no fim de 2019, na China, a doença demorou alguns meses para ser decretada como ‘calamidade pública’ no Brasil. Os primeiros casos de contágio e mortes foram divulgados no mês de março, fazendo com que líderes políticos anunciassem medidas protetivas.

No último dia 21, por exemplo, o Estado de São Paulo decretou a quarentena, uma ação de isolamento acatada anteriormente por outros países, como a Itália, Espanha e China. Além dessa solução, para evitar o tráfego de pessoas nas ruas, comércios foram fechados, exceto os que prestam serviços essências (mercados, padarias, farmácias etc), tal como parte do transporte público foi interrompida.

Outra determinação acatada por alguns setores da indústria, escritórios e prédios administrativos, foi a adaptação dos trabalhos para home office, permitindo que os funcionários exerçam as tarefas na própria casa, sem se deslocarem ao ambiente de trabalho.

Apesar do isolamento e das ações respeitadas pela maioria dos brasileiros, continuam subindo os números de contaminados e mortos pelo coronavírus. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, já foram confirmados 23.430 casos e 328 mortes pela doença no Brasil.

Diante disso, alguns estados vêm investindo em ações que ofereçam aos municípios mais agilidade e precisão nos testes de contaminação por Covid-19. É o caso do Mato Grosso do Sul que, a partir desta segunda-feira, 13, oferece à população o ‘Drive-Thru Coronavírus’, instalado no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.

De acordo com o Governo do Estado, caso algum morador apresente sintomas gripais, como febre, coriza e dor de garganta, pode entrar em contato por telefone com o batalhão e agendar um teste, conforme a data estipulada.

O exame é feito dentro do próprio veículo do solicitante, de maneira indolor, e leva em torno de 20 minutos. A recomendação é que a pessoa esteja sozinha, exceto em casos de crianças e idosos, que necessitam de acompanhante.

Para que o material biológico molecular seja recolhido, os especialistas utilizam o método SWAB Test, que consiste no uso de uma haste estéril de algodão (semelhante ao cotonete) e um reagente líquido estável, que aumenta a sensibilidade e a conservação do material recolhido.

Após essa etapa, a amostra é encaminhada ao Laboratório da UFMS, ou a Laboratório Central de Campo Grande, levando entre 24h e 48h para ser analisada. Assim que saem os resultados, o paciente é informado sobre o diagnóstico via SMS.

Ainda de acordo com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, já no primeiro dia, 67 exames haviam sido marcados. Além dessa medida, foi desenvolvido o ‘Disk Covid’, um atendimento realizado também pelo Corpo de Bombeiros, para esclarecer as dúvidas da população sobre a doença. Até o momento, mais de 2,5 mil pessoas recorreram ao serviço telefônico.

Acompanhe a matéria completa do Governo Estadual do Mato Grosso do Sul em: http://www.ms.gov.br/drive-thru-coronavirus-atendimentos-iniciam-nesta-segunda-feira/

O que é a Análise SWAB Teste e para que ela é utilizada normalmente?

A Análise SWAB Teste é normalmente utilizada para identificar o crescimento microbiano e a presença de possíveis contaminantes em embalagens. Além dessa finalidade, serve para detectar microrganismos em equipamentos, mãos e vestimentas de funcionários, que atuam na produção de alimentos e bebidas.

O ramo alimentício utiliza bastante essa técnica, devido ao rigoroso padrão de qualidade estipulado pelos órgãos competentes, que fiscalizam o fornecimento de produtos destinados ao consumo humano.

Esse tipo de mercadoria é bastante atrativo para a proliferação de microrganismos, já que carrega algumas das condições necessárias para sua sobrevivência. São elas: presença de sal, açúcar, oxigênio, umidade, nutrientes, temperatura e outros.

Caso a indústria apresente alguma falha durante a produção, ou a embalagem não atenda às condições adequadas de armazenamento, as chances de contaminação do alimento tornam-se bem mais altas, podendo causar ao consumidor náusea, vômito, diarreia, queda de imunidade e outros sintomas, relacionados a ação de fungos e bactérias no organismo humano.

Quem determina os padrões de qualidade na indústria alimentícia?

No Brasil, os critérios de avaliação das embalagens alimentícias, são determinados de acordo com a Resolução Mercosul GMC, 3/92, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, em 2001.

Segundo a norma, “As embalagens e equipamentos que estejam em contato direto com alimentos devem ser fabricados em conformidade com as boas práticas de fabricação para que, nas condições normais ou previsíveis de emprego, não produzam migração para os alimentos de componentes indesejáveis, tóxicos ou contaminantes em quantidades tais que superem os limites máximos estabelecidos de migração total ou específica. ”

Além de decidir quais são as normas de fiscalização, a Resolução 9/32 também serve para analisar se a embalagem é propícia para o produto, tal como quais componentes são usados em sua fabricação. Segundo a norma, enquadram-se no padrão de fiscalização, as embalagens plásticas, têxtis, de borracha, de metal, madeira, cera, parafina e outros materiais.

Seguindo as exigências da ANVISA, esse processo de análise de qualidade garante que o produto final não será afetado por nenhuma contaminação, antes que seja consumido. O não cumprimento desta resolução, além de colocar em risco a saúde humana, constitui em infração sanitária aos fabricantes da mercadoria.

Soluções Unniroyal

A Unniroyal fornece ao mercado a Análise SWAB Test em embalagens, equipamentos, roupas, mãos e superfícies.

Há quase vinte anos no mercado, nosso laboratório próprio realiza ensaios químicos e microbiológicos acreditados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que garantem aos nossos clientes resultados precisos e soluções inovadoras para cada caso.

Agende já uma avaliação conosco e receba a visita de um de nossos técnicos.