Saiba como tratar casos de incrustação em caixas de gordura

As caixas de gordura são reservatórios utilizados para concentrar todo o material gorduroso, provindo de locais onde ocorre a manipulação de alimentos (pias de cozinhas residenciais e industriais). Considerado um mecanismo de retenção, essas caixas impedem que a gordura circule pelo sistema, reduzindo, significantemente, os casos de incrustação e de entupimento em tubulações.

Segundo a Norma Técnica da SABESP, NTS 217, essas instalações tratam-se de “dispositivos destinados a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, impedindo seu escoamento para a rede coletora”. Comumente fabricados em concreto, ou PVC, esses reservatórios são desenvolvidos com uma espécie de barreira, que mantém o material gorduroso isolado do efluente, garantindo que, tanto a matéria orgânica, quanto o fluído, sejam tratados e descartados de maneira apropriada.

O óleo de cozinha, por exemplo, é uma substância insolúvel na água, portanto, não permite dissolução, devido a sua densidade. Caso seja despejado diretamente no meio ambiente, esse produto pode gerar problemas graves, como: a morte de peixes e outros animais marinhos, por falta de oxigenação; a interferência na passagem de luz na água; o retardamento de
espécies vegetais etc.

Assim como qualquer outro sistema, as caixas de gordura exigem alguns cuidados, principalmente, com o limite de gordura suportado pelo reservatório. Para isso, durante a instalação, recomenda-se a presença de um profissional, para calcular um tamanho ideal de caixa, que sustente todo o material gorduroso gerado. Além desse controle, é preciso também supervisionar o nível de lotação da estrutura. Com o reservatório saturado, o sistema acaba perdendo parte da eficiência, fazendo com que a gordura deixe de ser recolhida e, consequentemente, gere casos de trasbordamento entupimento.

Problemas na caixa de gordura:

O entupimento de caixas de gordura ocorre quando um excesso de material gorduroso passa pelo sistema, deixando, entorno da tubulação, vestígios encrustados. Conforme esse processo se repete, a passagem torna-se cada vez mais escassa, até não permitir mais a vazão de fluído. Além do risco de transbordamento, a gordura estagnada pode causar, ainda, mau-cheiro, tal como casos de escoamento em pias de cozinha, envolvendo o retorno de efluentes pela tubulação.

Em situações assim, devido a rigidez do material incrustado, torna-se necessário a contratação de uma equipe, especializada nesse tipo de limpeza. Com o auxílio de uma espátula, o profissional realiza uma raspagem, removendo a maior concentração possível de matéria sólida, tanto da caixa, quanto das tubulações.

Tratamentos:

Há dois tipos de tratamento bastante utilizados para caixas de gordura, que evitam a necessidade de limpeza manual:

O primeiro deles, envolve a aplicação de micro e macro nutrientes na camada gordurosa, que favorecem a proliferação das bactérias (já existentes) no material. Expostos a um meio favorável, e a uma alimentação propícia, esses microrganismos acabam se desenvolvendo mais rápido, consumindo a gordura acumulada em um prazo bem mais curto, comparado ao processo natural.

Uma outra forma de tratamento é aplicar, ao invés de nutrientes, bactérias já cultivadas na caixa de gordura. Conforme cresce o volume de microrganismos, aumenta também o consumo de matéria orgânica, fazendo com a camada gordurosa, consequentemente, seja eliminada de forma mais rápida.

Vale ressaltar que, embora esses métodos eliminem o acúmulo de gordura, os mesmos não atuam na eliminação dos sólidos, também presentes nas caixas (Ex.: restos de alimentos). Diante disso, é importante que essas caixas possuam, ainda, um sistema de filtragem, ou de peneiração, que separe esses elementos tanto do efluente, quanto da camada gordurosa.

A Unniroyal oferece ao mercado a solução ideal para problemas de incrustação e entupimento em caixas de gordura. Especialistas nos ramos de tratamento de água e de manutenção industrial, atuamos para garantir uma água de qualidade, que atinja os padrões exigidos, tanto para uso industrial, quanto para consumo humano.

Agende já uma avaliação conosco e receba a visita de um de nossos técnicos.