Saiba como funcionam as resinas de troca iônica no tratamento de água

As resinas de troca iônica são muito utilizadas em industrias que necessitam de uma água com baixa concentração de sais para uso em caldeira, torres de resfriamento, chillers ou em processos de produção.

O processo de remoção de sais é chamado de desmineralização, no qual removem-se os sais minerais da água mediante troca iônica, inclui duas reações: os cátions como Cálcio, Magnésio removem-se com resinas catiônicas (Ciclo Hidrogênio) e os ânions como Cloretos, Sulfatos e Nitratos, devem ser removidos com resinas aniônicas.

A água a ser tratada passa opcionalmente primeiro por um Filtro de Carvão Ativado para remover o íon cloro presente na água potável com o objetivo de aumentar a vida útil das resinas, em seguida no Trocador Catiônico, fluindo no sentido ascendente, deixando por troca iônica os minerais que lhe dão dureza, levando consigo os íons H+.

As resinas precisam ser regeneradas quando estão com excesso de íons, a resina catiônica é feita por meio de solução de Ácido Clorídrico e a resina aniônica é feita por meio de solução de Soda Cáustica.

Por isso, ao adquirir abrandadores ou desmineralizadores para tratamento de água, um dos principais benefícios é a certeza de qualidade do produto final. É importante se atentar com a qualidade das resinas, pois podem haver inconformidades no balanço, interferindo assim no resultado final do tratamento. Oferecemos os serviços da Unniroyal Water and Process uma empresa com mais de 30 anos no mercado especializada no ramo e oferecendo aos seus clientes a maior qualidade em serviço e tecnologia e equipamentos.

Somos fabricantes de sistemas automáticos, tais como: abrandadores, descarbonatadores, desmineralizadores, sistemas de osmose reversa, filtros de: areia, carvão ativado e zeólito.