Saiba como economizar água em casa durante a quarentena

Diante da pandemia do novo coronavírus, vários países adotaram a quarentena como medida preventiva contra o contágio do covid-19. No Brasil, conforme divulgado pela revista Veja, um pouco mais de 50% da população, ou seja, mais de 105 milhões de pessoas, tem seguido a recomendação de segurança.

Entretanto, apesar dos benefícios de manter-se saudável e reduzir a proliferação do vírus, o fato das pessoas permanecerem em casa durante todo o dia, acaba impactando negativamente no desperdício de água, consequência dos maus hábitos cotidianos.

De acordo com o Portal G1, a companhia responsável pelo abastecimento de água na cidade de São Paulo, por exemplo, aumentou em 5% o fornecimento residencial, para atender a demanda de consumo durante a pandemia.

Pensando em criar hábitos mais conscientes, a Unniroyal separou algumas dicas divulgadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), sobre como consumir menos água e colaborar com o meio ambiente durante a quarentena.

Na cozinha

  1. Limpe bem os restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los;
  2. Encha a pia com água e detergente até a metade e deixe a louça de molho por alguns minutos. Após isso, ensaboe e enxague;
  3. Só utilize a máquina de lavar louça quando estiver totalmente preenchida;

No banheiro

  1. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes;
  2. Não tome banhos demorados;
  3. Não utilize a descarga à toa. Acionar a válvula de descarga por 6 segundos, consome de 6 a 10 litros de água;

Na lavanderia

  1. No tanque, feche a torneira enquanto esfrega e ensaboa a roupa;
  2. Só utilize a máquina de lavar roupa quando ela estiver totalmente ocupada. Uma lavadora de 5 kg consome em média 135 litros de água a cada lavagem;

Na área externa da casa

  1. Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano;
  2. Ao invés de lavar a calçada, use a vassoura. Em apenas 15 minutos, essa ação pode economizar 280 litros de água;
  3. Regue as plantas cedo ou pela noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

O folheto completo da Sabesp “Uso racional da água. Apoie essa ideia”, pode ser acessado em:  http://site.sabesp.com.br/uploads/file/Folhetos/pdf/uso_racional.pdf

A Unniroyal

A Unniroyal trabalha com ações sustentáveis, que respeitam e preservam o meio ambiente. Há quase 20 anos no mercado, desenvolvemos técnicas de redução de consumo de água e de descarte regular de efluentes, que diminuem a exploração e a poluição de recursos naturais.

Agende já uma visita com um de nossos técnicos e conheça as nossas soluções.