Em época de coronavírus, 3 bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para a higienização das mãos

Neste domingo, 22, foi comemorado o Dia Internacional da Água, entretanto, apesar de ser um recurso indispensável para a vida de todos os seres vivos, as notícias sobre esse cenário não foram tão otimistas.

Em meio à pandemia do Coronavírus, a qual 186 países já enfrentam os efeitos da doença, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS­­­­­), divulgaram um relatório sobre o acesso à água potável.

De acordo com a publicação, 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso à água potável, ou seja, um terço da população mundial não usufrui de saneamento básico.

“Cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm serviços de água tratada, 4,2 bilhões de pessoas não têm serviços de saneamento adequado e 3 bilhões não possuem instalações básicas, para a higienização das mãos”, cita a UNICEF.

Essa situação é agravada ainda pelo quadro de transmissão do COVID-19, que se alastrou pelo mundo em grande velocidade. Uma das formas mais eficazes de evitar o contágio, segundo os especialistas, é realizando a boa higienização das mãos, com água e sabão.

“Lavar as mãos com sabão é uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger você mesmo e os outros contra o coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas. No entanto, para bilhões, mesmo as medidas mais básicas estão simplesmente fora de alcance”, citou o diretor de Programas do UNICEF, Sanjay Wijesekera.

De acordo com as informações divulgadas pelo Portal G1 nesta segunda-feira, 23, o número de mortes pelo vírus COVID-19 no mundo já se aproxima de 15 mil, enquanto mais de 340 mil casos de contágio foram confirmados.

Até o momento, A China e a Itália seguem como os países com maior número de vítimas, totalizando mais de 135 mil casos de coronavírus confirmados. No Brasil, foram registrados 1.546 casos de contágio e 25 mortes.

Confira o relatório completo da UNICEF: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/1-em-cada-3-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-agua-potavel-dizem-unicef-oms