O uso de zeólita para a remoção de ferro e manganês da água

O uso de zeólita para a remoção de ferro e manganês da água  

A zeólita é um minério poroso, comumente utilizado para a remoção de ferro e manganês da água. Conhecido pelo alto potencial de adsorção, esse tratamento acaba sendo bastante vantajoso, já que, além de eficiente, oferece baixo custo, quando comparado aos outros sistemas.

Devido à alta concentração de poros, e elevado teor de condutividade, esse meio filtrante acaba retendo os metais pesados na própria estrutura, evitando que os mesmos fiquem dispersos na água e, eventualmente, desencadeiem incrustação e corrosão em equipamentos industriais.

A formação desse tipo de minério se inicia com montantes de magma, estruturados no interior da terra, após a erupção de vulcões. Expostas a umidade, chuva, vento, e outros fenômenos naturais, essas rochas acabam sofrendo desgastes e, consequentemente, dão origem a pequenas partículas, nomeadas ‘zeólita’.

Apesar de existirem dezenas de espécies naturais do minério, a indústria desenvolveu, ainda, modelos sintéticos, para atender às diferentes demandas do mercado. Com mais de 150 variações, esses meios filtrantes artificiais são fabricados à base de compostos químicos, expostos às condições específicas de pressão e temperatura.

A forma mais comum de aplicação da zeólita, em tratamentos de água, está no uso de filtros de polyglass. Além de auxiliar na remoção de ferro e manganês, esses equipamentos apresentam, também, a função de retrolavagem. Por meio de uma válvula automática, a água faz o caminho inverso ao da filtração, fazendo com que as impurezas, antes adsorvidas pelo minério, sejam removidas, sem a necessidade de produtos químicos ou trabalho manual.

Outra vantagem relacionada ao processo de retrolavagem está na redução de trocas do material filtrante. Conforme o minério realiza a própria limpeza, acaba reduzindo a necessidade constante de substituição e reposição. Por não utilizar reagentes químicos, esse sistema ajuda, ainda, a reduzir os casos de contaminação ambiental, já que não gera rejeitos nocivos ao meio ambiente.

Solução Unniroyal

A Unniroyal fornece ao mercado filtros de zeólita natural, tal como uma grande variedade de tratamentos, que atendem às diferentes necessidades de nossos clientes. Especialista no ramo, trabalhamos para garantir uma água de qualidade, que atinja os padrões exigidos, tanto para uso industrial, quanto para consumo humano.

Agende já uma avaliação conosco e receba a visita de um de nossos técnicos.