O uso de bombas dosadoras no tratamento de água industrial

As bombas dosadoras são equipamentos utilizados para a aplicação automática de produtos químicos, ácidos ou alcalinos, em fluídos. Bastante econômicas, essas máquinas controlam o tempo de intervalo e a vazão de substâncias, evitando dosagens irregulares, desperdício de material e de tempo.

Indicadas para caldeiras, sistemas de resfriamento, condensadores, chillers, estações de tratamento de água, e outros sistemas, essas máquinas permitem que elementos encontrados naturalmente na formulação da água sejam quimicamente controlados, eliminando os riscos de incrustação e corrosão, gerados pela alta concentração desses componentes. Além desses recursos, a bomba dosadora também gera redução no consumo de energia, já que o equipamento fica parte do tempo desativado, conforme o intervalo estabelecido pelo usuário.

Entre os produtos que podem ser aplicados neste modelo de bomba estão: controladores de pH, inibidores de corrosão, dispersantes de sais e controladores biológicos. Para suportar substâncias tão potencialmente danosas, foi desenvolvido um mecanismo variável de vedação interna, que protege o sistema dosador, de acordo com o risco projetado. Devido a atuação programada, esse equipamento passa, ainda, a ser visto como uma medida de segurança, já que elimina o trabalho manual. Conforme o sistema desempenha o próprio papel, sem contato humano, evita-se o risco de contaminação, tal como de explosões e outros acidentes graves, causados pelo manuseio inadequado de produtos químicos.

A Unniroyal fornece ao mercado uma variedade de bombas dosadoras, que atende às diferentes necessidades de nossos clientes. Especialistas nos ramos de tratamento de água e manutenção industrial, atuamos para garantir a qualidade e a conservação de sistemas industriais.

Agende já uma avaliação conosco e receba a visita de um de nossos técnicos.