Coronavírus em esgoto brasileiro

Coronavírus é identificado em ETE’s de Minas Gerais

Conhecido pelas altas chances de contágio, o coronavírus, responsável pela Covid-19, tem sido motivo mundial de alerta. Apesar de ser comumente identificado em seres humanos, pesquisadores em todo o mundo têm realizado testes para detectar se há presença do vírus em outras matérias.

De acordo com um balanço divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), na última segunda-feira, 4, o novo coronavírus foi identificado em estações de tratamento de esgoto (ETEs) de duas cidades brasileiras, Belo Horizonte e Contagem, ambas do estado de Minas Gerais.

O resultado foi apurado durante o projeto-piloto “Monitoramento COVID Esgotos”, implantado nas sub-bacias ‘Ribeirão Arrudas’ e ‘Ribeirão da Onça’. Das 26 coletas de efluente doméstico, 8 apresentaram o vírus, o que equivale a 31% das amostras.

“Não há evidências da transmissão do vírus, ainda com potencial de causar a infecção do COVID-19, através das fezes (transmissão feco-oral). Porém, como já foi identificada a presença do novo coronavírus nas fezes de indivíduos infectados, o mapeamento dos esgotos pode indicar áreas com maior incidência da transmissão, por exemplo“, citou a Agência Nacional de Águas.

Ainda de acordo com a ANA, a iniciativa visa, pelo prazo de dez meses, acompanhar a incidência do coronavírus no esgoto das duas cidades, afim de identificar quais pontos apresentam maior risco de contágio. Para essas regiões, serão tomadas medidas que intensifiquem ações de conscientização e de isolamento social.

A matéria completa da Agência Nacional de Águas, pode ser acessada em: https://www.ana.gov.br/noticias/monitoramento-covid-esgotos-constata-presenca-do-coronavirus-em-primeiras-coletas

A importância do tratamento de efluentes

Apesar de não ter sido relatado nenhum caso do novo coronavírus transmitido pelo esgoto doméstico, é importante reforçar os demais riscos causados pelos efluentes ao meio ambiente.

Carregado de contaminantes, o rejeito não-tratado, quando despejado em recursos naturais, pode gerar disfunções graves ao ecossistema aquático, além de poluição atmosférica, extinção de espécies (da fauna e da flora) etc.

Para que o resíduo deixe de representar uma ameaça, deve atender aos padrões estabelecidos pelas agências ambientais regularizadoras, passando assim, por análise e tratamento. Chamada de ‘descarte regular’, essa prática é supervisionada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e colabora para que o bem-estar público não seja prejudicado.

O descarte irregular de efluentes é caracterizado como crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que rege condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Caso alguma empresa pratique alguma das irregularidades descritas na legislação, fica sujeita à penalidade, aplicada conforme a gravidade de cada caso. Entre as penas estão: prestação de serviço comunitário; suspensão parcial ou total das atividades; interdição temporária da indústria e multa, podendo variar entre R$50,00 e R$ 50 milhões de reais.

A Unniroyal

Há quase 20 anos no mercado, trabalhamos com o tratamento de resíduos industriais e domésticos, tomando ações de conscientização ambiental e econômica, que reduzem o consumo de água e energia.

A maior finalidade do tratamento de efluentes Unniroyal é impedir que resíduos sejam descartados irregularmente, interferindo na qualidade e na vida útil de recursos hídricos. Temos uma equipe de profissionais qualificados, que realiza o estudo analítico do material e oferece a solução mais indicada para cada cliente.

Conheça as principais vantagens do tratamento para resíduos, oferecido pela Unniroyal:

  • Preservação dos recursos naturais;
  • Sua indústria regulamentada, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, de Crime Ambiental;
  • Menor consumo de água e energia;
  • Redução dos custos;
  • Assistência técnica qualificada, sem custo adicional;
  • Acompanhamento analítico do seu sistema, supervisionado por nossos técnicos e laboratório próprio.

Conheça estas e outras soluções oferecidas pela Unniroyal. Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas e receba uma visita em sua empresa.