O uso de clorador para poços artesianos

Instalado comumente em poços artesianos, o clorador é um dos mecanismos mais eficazes para eliminar microrganismos patogênicos (bactérias, vírus e fungos), encontrados na água.

Também conhecido como ‘dosador de cloro residual livre’, esse tratamento é indicado principalmente para sistemas de potabilização, nos quais a água captada terá contato direto com seres humanos, tanto para meios de consumo, quanto para atividades cotidianas ou de lazer.

O Clorador Unniroyal pode ser abastecido com até cinco pastilhas de cloro 200g (totalizando 1kg). A quantidade de produto aplicado varia conforme a qualidade do recurso hídrico, sendo necessário a realização de uma análise laboratorial, para avaliar todos os parâmetros encontrados na água captada.

A pastilha de cloro utilizada em nosso sistema é a UNNIWATER-CLOR PASTILHAS, fornecida pela Unniroyal. Certificado pela ANVISA para adição em água para consumo humano, o produto tem ação microbiocida, bactericida e microbiostática, atuando na desinfecção da água.

Além deste controle, também é permitido regular a vazão com a qual a água irá percorrer o sistema de cloração. Chamada de “caminho alternativo”, essa técnica consiste em uma tubulação secundária, composta por diferentes registros, que controlam a pressão em pontos específicos do trajeto hídrico.

Como posso tornar o meu poço legalizado?

Embora seja uma forma alternativa de obtenção de água (sem que haja a mediação de uma autarquia) os poços artesianos exigem a licença de um órgão público gestor, para serem considerados legalizados. No caso do Estado de São Paulo, associamos essa função ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, DAEE.

Conforme citado no site oficial, o DAEE “executa a Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo”, bem como “coordena o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos, adotando as bacias hidrográficas como unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento”.

Para estabelecer um padrão de qualidade na perfuração de poços e na utilização de água, foram desenvolvidas licenças que legalizam e padronizam esse processo. ‘Outorgas’ e ‘Dispensas de Outorga’ são permissões administrativas, concedidas por órgãos ambientais, que regem qualquer intervenção ou alteração no regime, curso ou disponibilidade dos recursos hídricos (Como perfurações de poços, barramentos, rebaixamentos de lençóis freáticos, travessias etc).

De acordo com a Portaria DAEE n° 1.631, de 30 de maio de 2017, caso o poço extraia diariamente um volume maior que 15 m³ de água, a estrutura obrigatoriamente deverá ser outorgada para ser considerada legal. Na ausência dessa licença, o proprietário estará sujeito à multa e à intimação para esclarecimentos.

Uma forma de evitar esse tipo de risco é a realização de um estudo geofísico, no qual o especialista identifica qual o melhor ponto para a localização de água subterrânea, qual gerará maior vazão, quais os riscos de contaminação no subsolo etc.

Soluções Unniroyal: Sistema B.O.T de Poços Artesianos

A Unniroyal oferece o sistema B.O.T. (Build, Operate and Transfer) de perfuração de poços, que envolve todos os parâmetros de qualidade exigidos pelos órgãos competentes, tanto na construção, como na manutenção e na documentação da interferência hídrica.

Além de realizarmos todo o investimento da obra e assumirmos os riscos com a perfuração, o único valor pago pelo usuário é o da água consumida mensalmente, dentro do prazo estipulado no contrato.

Entre as vantagens desse sistema, estão:

– A Unniroyal cobre todos os custos na perfuração e construção do poço, poupando o cliente durante todo o processo;

– Realizamos o estudo geofísico de toda a área, inibindo o cliente de qualquer responsabilidade operacional;

– Realizamos, em nosso laboratório próprio, a análise da água coletada no poço, acompanhando parâmetros de qualidade e, caso necessário, interferindo com tratamento químico;

– Reduzimos seus gastos mensais, cobrando apenas a água consumida, sem qualquer custo adicional;

– Oferecemos um sistema de monitoramento on-line, capaz de ser acessado à distância pelo próprio cliente

– Após o término do contrato, o poço é transferido ao cliente, passando a ser exclusivamente dele.

 

Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas e receba uma visita em sua indústria.