A formação de biofilmes em torres de resfriamento

As torres de resfriamento são dispositivos bastante utilizados no ramo industrial para reduzir rapidamente a temperatura de fluídos, conforme a necessidade de cada processo.

Neste sistema, a água é aspergida pela superfície da torre, distribuída em uma estrutura fragmentada (colmeia) e resfriada por uma corrente de ar frio, que parte do sentido contrário. Quando sai da torre, o fluído é encaminhado por meio de tubulações até os processos, fazendo com que, conforme seja utilizado, seja aquecido novamente. Isso torna o fluxo da água contínuo.

Tratando-se de um ambiente úmido e refrigerado, esses dispositivos acabam oferecendo condições favoráveis para o surgimento de algas, fungos e bactérias, também conhecidos como microrganismos, que interferem não só na qualidade fluvial, como no desempenho funcional e na estrutura da torre.

A principal característica física desses organismos microscópicos está no aspecto gelatinoso e pegajoso, que favorece a aglomeração de poeira, terra e impurezas encontradas no ar e na água. Conforme o fluído utilizado entra em contato com essa massa, corre alto risco de ser contaminado e propagar a contaminação em outros processos.

Com alta capacidade de proliferação, os microrganismos se transformam rapidamente em comunidades maiores (biofilmes), que se acumulam na colmeia da torre, gerando entupimento e redução da passagem de água. Devido ao bloqueio na passagem do fluído, o sistema passa a consumir mais tempo e energia elétrica para suprir a demanda, aumentando os gastos e diminuindo o desempenho.

Um outro problema causado pela incrustação de microrganismos é a corrosão. Isso ocorre devido aos ácidos liberados pelos biofilmes, que aceleram o processo de deterioração do metal e outros materiais, fazendo com que a vida útil da torre fique comprometida. Em situações mais graves, podem ocorrer ainda casos de contaminação humana, tanto por contato físico, como por inalação ou por ingestão de água contaminada.

Para evitar esses transtornos, é importante receber a visita de um especialista, que indique qual a melhor prevenção e, caso necessário, qual a melhor forma de eliminar os microrganismos do seu sistema.

Soluções Unniroyal

A Unniroyal oferece uma variedade de produtos e serviços que previnem, controlam e inibem a proliferação de microrganismos em torres de resfriamento. Temos uma linha de Controle Biológico (BIOFUL-CO) com biocidas oxidantes e não-oxidantes, que protegem seu sistema e te proporcionam a garantia de uma água de qualidade.

Agende uma avaliação com um de nossos especialistas e receba uma visita em sua indústria.